As câmeras de segurança de um condomínio flagraram uma onça-parda “passeando” ao redor de um condomínio, próximo a linha férrea, no bairro Pedro Marim Berbel em Birigui (SP). As cenas foram registradas em dois dias, na segunda (22) e terça-feira (23).
Nas imagens, é possível ver que a onça caminha tranquila e livremente pela área, de mato alto. Em determinado momento, o animal parece encontrar uma presa
À TV TEM, o biólogo Marcelo Oliveira disse que a onça ocupa tanto espaços de floresta quanto os modificados, como canaviais e áreas urbanas, em busca de alimento ou para marcar território.
“Quando um animal é expulso do bando ou é desmamado, ele passa a buscar novas áreas. Esses animais não enxergam limite de propriedade, então eles exploram e chegam a locais urbanos, como no caso de Birigui”, reforça o biólogo.
O capitão da Polícia Ambiental, Rhanan Maeda, informou que a orientação é para os moradores das regiões próximas evitarem se aproximar de animais silvestres.
“Um animal desse tipo não tem por rotina e por costume atacar um ser humano, exceto se ele se sentir ameaçado. Então, se ver a onça, deixe ele passar pelo local. A tendência é que ele saia da área urbana e retorne para seu habitat natural”, orienta o capitão.
Em nota, a prefeitura disse que a área de mata ao redor do condomínio é de responsabilidade da concessionária que administra a linha férrea. A Rumo, por sua vez, informou que a roçagem do local está em andamento, mas não deu prazo para a conclusão.
Onça-parda parece caçar presa próximo a condomínio em Birigui (SP) — Foto: Reprodução/Câmera de segurança