A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) multou na quarta-feira (19) a Prefeitura de Birigui (SP) por lançar esgoto não tratado no ‘Ribeirão Baixotes’.
Após vistoria os fiscais da Cetesb constataram a contaminação. Segundo a companhia, por conta disso o rio apresenta uma coloração escura e com cheiro forte.
Cetesb informou que o rio tem ficado com um coloração escura e com cheiro forte
Informou ainda, que até segunda-feira (17) a licença para a estação de tratamento de esgoto da cidade não tinha sido renovada. O nível desejado de tratamento não tinha sido atingido.
A prefeitura foi multada em quase R$42 mil por ser uma situação que ocorre desde 2022.
A Cetesb adverte e aplica multas desde 2022 por conta dessa ocorrência com o “Ribeirão de Baixotes” —
O biólogo Marcelo Oliveira explicou que por conta do período de seca o rio diminui, aumentando a concentração do esgoto e dos poluentes.
“Essa água pode causar doenças, hepatites, cólera, disenteria e outras infecções, além de torna inviável a pesca ou o turismo naquela região” revela o biólogo.
A multa aplicada pela Cetesb para a prefeitura de Birigui (SP) foi de quase R$42 mil reais — Foto: TV TEM/Reprodução
Em nota a Prefeitura de Birigui esclareceu que um dispositivo responsável por esse tratamento da água quebrou, mas que foi trocado na quarta-feira (19) e a situação deve ser normalizada no fim da tarde de quinta-feira (20).
Também foi informado pela prefeitura que a análise feita pela Cetesb foi em fevereiro deste ano e que desde então as melhorias no sistema de tratamento de esgoto estão sendo feitas para chegar ao nível de eficiência esperado, que é de 80% e atualmente está em 77%.